MÚSICA
“JANEIRAS NA SUA RUA” | RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE ALVIOBEIRA
29 de Janeiro de 2022
30 min aprox.
M/3
15h00 | Alviobeira -> Rua António João Antunes (antiga rua do comércio)
17h00 | Cem Soldos -> Capela de Cem Soldos
Espetáculo integrado no projeto “Cultura na sua Rua” – Programação Cultural em Rede. Pretende promover os valores naturais e culturais dos territórios de Tomar, Condeixa-a-Nova e Soure.
Sinopse:
Entre as tradições populares portuguesas encontra-se a prática das Janeiras, uma tradição ancestral que consiste em cantar as boas festas, habitualmente, entre o Natal e o Dia de Reis, desejando votos de prosperidade para o Ano Novo. Estes cantos eram feitos de porta a porta por grupos de pessoas (em épocas remotas, à porta dos mais abastados).
São vagos os estudos sobre a origem das Janeiras. Uma abordagem através da história oral permite concluir que, no seio popular, o Cantar as Janeiras é tomado como sinónimo de Cantar os Reis. No entanto, sabe-se que a tradição das Janeiras deriva de costumes pagãos, tal como outras tradições cristãs: os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Janus terá dado origem à denominação do primeiro mês do ano, janeiro, que se inicia depois do solstício de inverno. Por conseguinte, a tradição de Cantar as Janeiras está associada a este costume dos romanos.
O Cantar os Reis é, por sua vez, uma tradição cristã que corresponde ao epílogo da quadra festiva de Natal. Os Reis, segundo a Bíblia, correspondem aos três magos, Baltazar, Belchior e Gaspar que vieram dar as boas vindas ao Messias, que nasceu pouco depois do solstício de inverno, ofertando-o com incenso, ouro e mirra. Por conseguinte, esta é uma tradição que pretende evocar a adoração aomenino Jesus.
Pelas analogias da intenção da cada uma destas práticas, a tradição popular, ao longo do tempo, incutiu-lhes uma certa simbiose, fundindo-as num só propósito.
Ana Saraiva
Arquivo Municipal de Lisboa
Bilhetes:
O acesso é gratuito, mediante a lotação definida para o espaço
Recomendamos a confirmação das datas e horários da programação, uma vez que a evolução da pandemia poderá obrigar a alterações.
Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório;
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço;
- Respeite as indicações dos assistentes no recinto;
Informações sobre o projeto “Cultura na sua Rua”: www.culturanasuarua.pt